terça-feira, 27 de março de 2012

Aziz vai embora, mas Saber permanece.

   O autor dos textos deste blog teve a honra de ver Ab Saber em fevereiro de 2008, em um dos prédios da ECA-USP. Nacib proferiu uma aula para os estudantes do Núcleo José Reis. O nome "Ab Saber" que aparecia nas legendas dos mapas do Brasil tornou-se uma pessoa real. A combinação de humildade e rigor científico tornavam Aziz Nacib Ab Saber uma pessoa fascinante.

   Aziz nasceu no interior de São Paulo, na cidade de São Luís de Paraitinga, no dia 24 de outubro de 1924. Pai libanês, mãe brasileira e alma universal, Nacib representou uma síntese do Brasil. Ab Saber começou seu curso de Geografia e História na USP aos 17 anos. Desde esta época nunca parou de aprender e ensinar. Suas contribuições estão em todos os ramos da geografia e ciências afins: geologia, geomorfologia, hidrografia, ecologia, arqueologia, etc. Os mapas do Brasil de Aziz Ab Saber marcaram gerações de pesquisadores e estudantes. É impossível abrir livros de geografia dos ensino fundamental e médio das últimas 6 décadas e não ver um mapa de Ab Saber.


   No dia 16 de março deste ano de 2012, o coração de Aziz parou. Mas o saber que ele legou continua pulsando nas mentes e nos corações de pesquisadores e estudantes do Brasil e do mundo.

  

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário